A Mentira


A MENTIRA
“Há mentiras contadas tantas vezes que até o mentiroso passa a crer nelas como se fossem verdades”
Rev. Mauro Sérgio Aiello
        Na carta que escreveu aos efésios, na parte em que passa a instruí-los com respeito a alguns aspectos da vida cristã prática, Paulo afirma: “Por isso, deixando a mentira, fale cada um a verdade com o seu próximo, porque somos membros uns dos outros”. (Efésios 4:25)
        Há outro versículo bíblico que fala sobre esse inimigo oculto, em todos os sentidos, que chamamos de mentira. Ao falar sobre a universalidade do pecado na carta aos romanos, Paulo afirma: “...pois eles mudaram a verdade de Deus em mentira, adorando e servindo a criatura em lugar do Criador, o qual é bendito eternamente. Amém”. (Romanos 1:25)
        Aqui há alguns aspectos que eu gostaria de destacar que julgo serem importantíssimos. A mentira é um pecado cometido em três direções. Pecamos contra Deus, já que a mentira é filha do diabo que mentiu desde o princípio, é uma ofensa contra a unidade já que sendo membros uns dos outros podemos com ela quebrar relacionamentos e promover discórdias e dissensões e é uma ofensa contra nós mesmos já que o cristão sente o peso do pecado que o assedia e a mentira é um pecado que devemos evitar.
        A mentira aprisiona todo aquele que dela faz uso. Tudo começa com uma mentira travestida de meia verdade. O homem passou a conhecer o bem e o mal, mas não se divinizou por isso, pelo contrário, alienou-se de Deus porque Deus é verdade pura e totalmente incompatível com a mentira, já que ela é pecado. Jesus disse: “...e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará”. (João 8:32) O Salmista faz uma pergunta e a responde nos seguintes termos: “Quem Senhor, habitará no teu tabernáculo? Quem há de morar no teu santo monte? R: O que vive com integridade, e pratica a justiça, e, de coração fala a verdade”. (Sl. 15:1,2)
        A mentira é um atentado violento contra a unidade. A verdade, por mais dura que seja, por mais realista que se apresente é como uma ferida que se abre, mas que cicatriza. É, entretanto, conveniente observar que a verdade é alguma coisa que precisamos dizer em amor, porque a verdade dita sem essa motivação se constitui em legalismo, pura e simplesmente. Eu conheci uma pessoa desbocada e muito mal educada que vivia dizendo: “Eu sou sincera. Quando eu tenho que dizer a verdade para uma pessoa, digo logo na cara”. Na maioria das vezes sua atitude tinha como objetivo, humilhar a outra pessoa muito mais do que corrigi-la por algum equívoco que tivesse cometido. Sinceridade sem a motivação correta é pura falta de educação e desamor ao próximo. O sábio escreveu: “A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira” (Pv. 15:1) Como é terrível descobrir que deram um falso testemunho a nosso respeito. Por isso devemos ser cuidadosos quando formos dizer algo de alguém para ver se o que dizemos é verdade e se ao dizermos nossa motivação é correta aos olhos de Deus.
        Ao mentirmos prejudicamos nosso projeto de santificação pessoal. Nada mais é prejudicial para emperrar e entravar a ação do Espírito Santo de Deus em nossas vidas do que o pecado. Mentir é pecar! Quem vive mentindo, vive pecando. Talvez você conheça aquela história do rapaz que pediu a moça em casamento dizendo que não fumava, não jogava, era bom filho, trabalhador, educado, carinhoso, econômico, estudado, mas que tinha um pequeno problema: ele gostava de mentir. Não preciso muito esforço para deduzir que ele foi rechaçado.
        Quem mente, tenta criar outro eu, ocultar suas fraquezas e limitações. Quem mente lenta evitar o confronto com seu ego e encará-lo na presença de Deus em busca de mudanças. Quem mente tenta fugir das responsabilidades que a vida lhe impõe, vivendo nas sombras. A mentira é como a figueira que Jesus amaldiçoou (Mt. 21:18-22), tem flores, mas não tem frutos. O mentiroso tem sempre necessidade de ser lembrado, mas falando sinceramente, e em amor, é preferível escolher o anonimato falando a verdade.
        Ananias e Safira mentiram e pagaram caro pelo preço de seu erro. Muitos querem os milagres e intervenções divinas idênticas às que ocorreram nos dias da Igreja Primitiva descritas por Lucas no livro de Atos, mas é melhor pensar que se isso de fato ocorresse, seriamos um grupo bem pequeno. Fale a verdade e você poderá dormir melhor e andar com mais desenvoltura.

2 comentários:

  1. linda postagem pena que muitas pessoas evangelicas perfere a mentira pois nao conhece a força da verdade que so ha em DEUS

    ResponderExcluir
  2. muito boa a mensagem , infelismente o mundo vive na ilusão da mentira , é dificil o homem aceitar a verdade, por isso necessitamos de Deus em nossas vidas que é misericordioso e bondoso para com os homens, e tem levantado homens e mulheres para anunciar o evangelho de Cristo
    E QUE DEUS ABENÇOE A TODOS EM NOME DO SENHOR JESUS

    ResponderExcluir