Relacionamento com os Pais

Meus pais não me entendem! 
O que devo fazer?

         Olá Jovem! Olá Adolescente!
         Pra você que vive uma situação delicada com seus pais, segue uma orientação para abençoá-lo(a) e direcioná-lo(a) à um melhor relacionamento com os mesmos; que te amam muito e querem poupá-lo(a) e protegê-lo(a) de experiências dolorosas e algumas vezes prejudiciais para si, experiências essas que em algum momento viveram quando tinham sua idade, e não querem o mesmo para você, que as vezes quer viver tão intensamente cada momento de sua vida e não para pra pensar nas conseqüências de suas escolhas. O que seus pais querem evitar é que suas atitudes gerem um mal resultado em seu futuro, jovem.
         Você acha que seus pais querem privá-lo(a) dos melhores momentos de sua vida? Sim ou Não?
         Não. Eles estão apenas zelando, cuidando de você que é um pedaço muito especial deles.
         Honrar e Obedecer é bíblico e é o 5º Mandamento de Deus relatado em Exôdo 20:12 que diz: “Honra teu pai e tua mãe, para que se prolonguem teus dias na terra que o Senhor Deus te dá”.
         E ainda há outros versículos que relatam a importância da Obediência, leia:
"Filhos, obedecei a vossos pais no Senhor, pois isto é justo" (Efésios 6:1)

"Filhos, em tudo obedecei a vossos pais, pois fazê-lo é grato diante do Senhor" (Colossenses 3:20)

"os olhos de quem zomba do pai ou de quem despreza a obediência à sua mãe, corvos no ribeiro os arrancarão e pelos pintãos da águia serão comidos" (Provérbios 30:17)

"Ouve a teu pai, que te gerou, e não desprezes a tua mãe quando vier a envelhecer" (Provérbios 23:22)

         Sei que é difícil ouvir um ou vários NÃO dos pais, mas obedeça, não resmunge, não responda, não seja mal educado; pois honrar também é respeitar.
         Honre e obedeça à seus pais pois este é o primeiro mandamento com bênção.
Efésios 6:2-3
2. “Honra a teu pai e a tua mãe (que é o primeiro mandamento com promessa),
3.  para que te vá bem, e sejas de longa vida sobre a terra”.
         O filho obediente é abençoado por Deus, é próspero e vive mais, o jovem, o adolescente obediente dá prazer à Deus e aos pais. Ao honrar e obedecer aos pais, primeiramente você está honrando e obedecendo à Deus, ao mandamento Dele.

Até quando devo Honrar e 
Obedecer à meus pais?

         A honra e obediência aos pais não termina quando você atinge a maioridade (18 anos) ou quando se casa, elas seguem por toda a vida.
         Jesus ensinou que honrar os pais envolvia apoio financeiro em caso de necessidade.
         Em Mc. 7:1-10 – Jesus disse que os fariseus invalidavam os mandamentos de Deus para manterem suas próprias tradições e citou como exemplo o mandamento de honrar pai e mãe.
         Os fariseus ensinavam que um homem podia declarar como Corbã parte dos seus bens com os quais poderiam ajudar seus pais.
         O que é Corbã?
         A história do Corbã era assim: Corbã era uma oferta para o Senhor que era deixada no Templo. Em princípio, nada errado como uma oferta para Deus. O problema é que existia corbã e “corbã. ” O corbã era uma oferta de dedicação, mas a outra... não deixava de ser uma colaboração impura e vigarista.
O “corbã” funcionava assim: Se, por exemplo, eu não quisesse ajudar meus pais carentes de recursos, era só separar uma quantia ofertar com a palavra “corbã” e entregá-la aos sacerdotes. Como esse “corbã” era relacionado aos pais, depois de mortos, poderia ser devolvida ou mesmo tomá-lo de volta (deixava uma “ofertinha de agradecimento”). Isto deixaria Deus numa situação, no mínimo, ambígua. Não se honrava o pai e nem a mãe como manda a Lei, por outro lado, se fazia uma oferta para Ele, Deus. Ou seja, melhor explicado: não se honrava aos pais, e, muito menos, se adorava a Deus. E, assim, Ele não teria do que reclamar. Afinal, era investido no que era dEle.

         O “Corbã” significava que aqueles bens estavam dedicados ao Senhor, e assim, “santificados” não podiam ser usados para sustentar seus pais. O homem que declarasse seus bens como Corbã poderia ficar com estes bens e usá-los só para si. Observamos que o ponto desta tradição era simplesmente evitar a responsabilidade de uma pessoa para com o pai e a mãe.
         Paulo também ressaltou a responsabilidade dos filhos em cuidar dos seus pais idosos. I Timóteo 5:3-4
3. Honra as viúvas que são verdadeiramente viúvas.
4. Mas, se alguma viúva tiver filhos, ou netos, aprendam eles primeiro a exercer piedade para com a sua própria família, e a recompensar seus progenitores; porque isto é agradável a Deus.
         Nesta passagem Paulo usou a palavra “honrar” no sentido de auxilio financeiro, ele asseverou claramente o dever dos filhos de ajudar, honrar seus pais. Este auxílio também é uma compensação pelo que os pais fizeram por seus filhos
         OBS.: É impossível servir à Deus e agradá-lo enquanto se negligência os próprios pais! Para Honrar à Deus e agradá-lo é preciso obedecer seus mandamentos, incluindo Honrar pai e mãe.
         Quando a vontade de Deus é negligenciada se resultam a aflição e miséria.

Pais Perfeitos?
         Não existe pais perfeitos, assim como não existe filhos perfeitos, mas Jesus é Perfeito e nós podemos melhorar diariamente o nosso caráter, atitudes, comportamentos e relacionamento com aqueles que nos amam de uma forma especial que são: Os Pais.
         E se em algum momento te magoaram, entristeceram por: negligência, abandono, falta de atenção, maus tratos, espancamentos, etc..., libere o perdão sobre eles, perdoar é divino, é dar ao próximo o direito de ser feliz, é preciso perdoar as falhas de nossos pais.
         Jesus nos falou acerca do perdão, leia:
Marcos 11:25 - Quando estiverdes orando, perdoai, se tendes alguma coisa contra alguém, para que também vosso Pai que está no céu, vos perdoe as vossas ofensas.
Lucas 6:37 - Não julgueis, e não sereis julgados; não condeneis, e não sereis condenados; perdoai, e sereis perdoados
         Quantos erros você também cometeu? E se Deus não o(a) perdoasse como seria?
         Perdoe para também ser perdoado(a)!
        
"Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celeste vos perdoará; se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, tampouco vosso Pai vos perdoará as vossas ofensas" 
(Mateus 6:14-15)
        
         Não importa o que seus pais tenham feito de ruim para você, os ame, honre e obedeça, viva a cada dia como se fosse o último dia de suas vidas. Já imaginou como seria triste sem eles?
         Muitos filhos hoje choram  de arrependimento por falta de reconciliação, pois isso tem que ser feito enquanto os pais ainda têm vida.
         Aproveite cada momento juntos, não permita que a falta de perdão e orgulho os impeça de terem momentos maravilhosos, não deixe essa oportunidade passar em branco.
         A partir desse momento, reflita, abrace sua mãe, abrace seu pai, como se fossem seus últimos momentos e seja um filho diferente, obediente, que os honra e dá muitas alegrias ao coração deles.        
         LEMBRE-SE: Não os entristeça nem desobedeça, porque se assim o fizer, não estará honrando.
Que o Senhor te abençoe!
Jovens Maranata

Um comentário:

  1. ´gostei sem pais não tem família..sem família não tem..igreja..sem igreja..não tem Jesus e sem Jesus..não tem céu!

    ResponderExcluir